O Giramundo completou em 2000, 30 anos de existência e funcionamento ininterrupto. Entidade cultural, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública pela lei estadual n? 16.433 de 19 de julho de 1974 o grupo tem por objetivo o estudo, a pesquisa, a preservação, divulgação e a produção do gênero teatro de bonecos.  
Desde 1977 trabalha em convênio com a UFMG e mantém suas oficinas e acervo no "Campus" da Pampulha em Belo Horizonte onde se dedica à pesquisa plástica e técnica para a construção de bonecos, à experimentação da linguagem cênica do teatro de marionetes e à documentação da história do teatro de bonecos. Frequentemente o Giramundo oferece estágios, promove cursos, faz conferências e demonstrações, servindo de ponto de referência teórica e prática na área do teatro de bonecos.
 
Considerado mais como um Centro de Pesquisas e de Criação do que um grupo convencional de teatro o Giramundo procura divulgar, preservar e praticar o Teatro de Marionetes em suas mais diversas formas. Os espetáculos são geralmente o produto final de determinada pesquisa ou experimentação e procuram dentro do possível resgatar valores da cultura nacional.  
Com o trabalho do Giramundo o gênero "Teatro de Bonecos" amplia sua área de atuação  deixando de ser privilégio das crianças para alcançar temas e formas adultas. A pesquisa do Grupo na área da dramaturgia trouxe para o repertório do teatro de bonecos brasileiro autores, temas, e questões inéditas contribuindo para a preservação da cultura nacional ao mesmo tempo em que indica horizontes bem mais amplos para o Teatro de Bonecos.
 
Fonte de Pesquisa: Site Oficial da Companhia
 
 
 Música Incidental: "Sons de Carrilhões". Midi do site: Beatriz Website: http://200.221.68.208:10002/mpb/J.html.