No início da década de 40, o prefeito Juscelino Kubistchek recorreu ao arquiteto Oscar Niemeyer para projetar os prédios do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, às margens da lagoa artificial. O Conjunto é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. As construções foram um marco na arquitetura moderna brasileira. O Conjunto foi valorizado pela contribuição de artistas geniais: nos painéis de Portinari, no paisagismo de Burle Marx, nas esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa. Outros atrativos foram incorporados ao complexo: o Mineirão e o Mineirinho destinados aos eventos esportivos e ainda - o Zoológico, o CEPEL e parque de diversão. ROTEIRO PAMPULHA

 

 
 

A Igreja de São Francisco, no complexo arquitetônico da Pampulha, foi inaugurada em 1943.Com linhas arrojadas, apresenta mosaicos nas laterais da nave. Seu interior abriga a Via Sacra, constituída por 14 painéis de Portinari, considerada a sua obra mais significativa. Os jardins são assinados por Burle Marx.

 

 

 

                                                                      

Fonte: Site da Belotur/PBH
   
 
Midi: "Quando Te Vi" - Beto Guedes (Mineiro, claro, né...)
 
 
Desconheço o autor da digitalização desta música, se você souber por favor mande-me um E-mail, para que os créditos devidos lhe sejam atribuídos.